Festival BNB de Cultura foi um sucesso

Home

Oficinas

Projeto

Outras Edições

Turma de teatro foi um dos destaques com, apresentação de duas peças

Em seguida, os prefeitos dos municípios contemplados pelo projeto nesta edição falaram sobre a importância do projeto e já convidaram para que a população possa aproveitar sempre oportunidades como esta. À noite seguiu com apresentações o do grupo de danças tradicionais do bairro das Rocas que apresentou a lapinha e o pastoril.

 

Depois, o poeta José Acaci distribuiu exemplares do cordel produzido durante a oficina de Literatura de Cordel e convidou seus alunos para cantar e contar, fatos e sensações de cultura local em forma de versos. O músico caiçarense, Chico Camboba, aproveitou uma parte da apresentação dos alunos para acompanha-los com seu pandeiro e já continuou no palco junto com o pessoal da banda do “Cine Teatro Ideal”.

 

Na sequência, Jeferson Rocha e os alunos da Oficina de Blog Cultural mostraram e divulgaram os blogs criados na sala de aula. O coordenador do projeto, Albery Lúcio convidou alguns de seus alunos para falar um pouco do que aconteceu na oficina de Elaboração de Projetos Culturais e juntos, já apresentaram uma proposta para um evento cultural que, segundo os alunos, deve acontecer no início do ano que vem.

 

Os alunos de teatro continuaram animando a noite com apresentação da peça “O enamorado atrapalhado”. Depois, eles deram uma pausa para exibição do documentário “Entre a Terra e o Mar”, produzido pelos alunos da oficina de ví­deo, e retornaram para fechar a noite com apresentação do espetáculo “O nosso mar”, que contou um pouco do cotidiano dos pescadores e de suas famí­lias, mostrando a realidade de Caiçara e São Bento do Norte numa mistura de música, versos e movimentos corporais.

 

Para o coordenador do evento, Albery Lúcio, a noite e a Semana BNB de Oficinas Culturais foi reflexo de um esforço em conjunto. “Nosso trabalho que começou desde o ano passado com a criação e aprovação do projeto no edital BNB de Cultura 2010 foi intenso, mas se desenvolveu bem, principalmente por causa do profissionalismo das pessoas que fazem o coletivo Caminhos Comunicação & Cultura. E todo esse esforço só valeu a pena porque teve o apoio do Banco do Nordeste, BNDES, Governo federal, das prefeituras Municipais e, principalmente, dessa comunidade que nos acolheu de braços abertos e mostrou toda sua beleza cultural nesta noite que para todos nós foi uma grande festa”, afirmou Albey.

 

O Festival BNB de Cultura ainda contou com exposição de trabalhos dos artesãos locais e dos cordéis do poeta José Acaci. Confira abaixo alguns momentos dessa grande festa.

 

 

A noite deste sábado (22) foi um momento de educação e entretenimento unidos à  valorização da cultura, com a realização do Festival BNB de Cultura que marcou o encerramento da Semana BNB de Oficinas Culturais de Caiçara do Norte e São Bento do Norte.

 

O evento aconteceu na quadra de esportes da cidade de São Bento e começou com apresentação do grupo de música do projeto Cine Teatro Ideale. Na sequência, os alunos da oficina de fotografia, ministrada pelo fotógrafo Alexandre Santos, apresentaram seus trabalhos com imagens que retratam vá¡rios aspectos da cultura local.

 

dsc01805.jpg
dsc01805.jpg
dsc01811.jpg
dsc01811.jpg
dsc01824.jpg
dsc01824.jpg
dsc01830.jpg
dsc01830.jpg
dsc01836.jpg
dsc01836.jpg
dsc01838.jpg
dsc01838.jpg
dsc01844.jpg
dsc01844.jpg
dsc01866.jpg
dsc01866.jpg
dsc01900.jpg
dsc01900.jpg
dsc01910.jpg
dsc01910.jpg
dsc01916.jpg
dsc01916.jpg
dsc01917.jpg
dsc01917.jpg
dsc01935.jpg
dsc01935.jpg
dsc01941.jpg
dsc01941.jpg
dsc01943.jpg
dsc01943.jpg
dsc01946.jpg
dsc01946.jpg
dsc01948.jpg
dsc01948.jpg
dsc01957.jpg
dsc01957.jpg
dsc01976.jpg
dsc01976.jpg
dsc01979.jpg
dsc01979.jpg

Turma de teatro foi um dos destaques com, apresentação de duas peças

Fotos: Bruna Wanderley

Leia as poesias produzidas pelos alunos da Oficina de Literatura de Cordel

Festival BNB de Cultura acontece hoje à noite

O grupo Caminhos Comunicação & Cultura realiza hoje (22) a partir das 19 horas, o Festival BNB de Cultura de Caiçara do Norte e São Bento do Norte/RN, na quadra de esportes ao lado da Escola Estadual Dinarte Mariz. O evento contará com a participação dos alunos das oficinas realizadas durante a semana, além de apresentações de artistas locais.

 

Segundo Érica Lima, produtora do Festival, o evento é uma prestação de contas de tudo que aconteceu na semana. “É nesse momento que se mostra para a comunidade tudo o que os alunos apreenderam durante a oficina, além disso, eles podem se ver através das atrações locais e perceber um pouco mais dos seus aspectos culturais, como , por exemplo na oficina de vídeo, que vai mostrar um vídeo com personagens da comunidade que contam um pouco da cultura local”, destaca.

 

O Festival marca o encerrando da Semana BNB de Cultura que movimentou as duas cidades do litoral norte potiguar desde a última segunda-feira (16) com oficinas de Blog Cultural, Corde, Elaboração de Projetos Culturais, Fotografia, Teatro e Vídeo.

 

Como resultado da Oficina de Blog Cultural, os alunos produziram três blogs com temas que envolvem a cultura das duas cidades onde acontece a Semana BNB de Oficinas Culturais. Os temas abordados em cada blog são: história, lendas e turismo.

 

Segundo Jeferson Rocha, coordenador da oficina, “esta é uma oportunidade de divulgar Caiçara do Norte e São Bento do Norte para o mundo todo”. Os trabalhos podem ser acessados nos seguintes endereços:

 

historiasatualizada.blogspot.com
lendassaobentoecaicara.blogspot.com
turismocaicaraesaobento.blogspot.com

 

Fotos: Jeferson Rocha

Érica Lima: Festival é um reflexo do trabalho dos alunos durante toda semana

Ainda dá tempo de conhecer as belezas e a cultura das cidades contempladas com o projeto

Arte: Jeferson Rocha

Cultura de Caiçara e São Bento do Norte estão on line

Conheça

Patrocínio

Conheça

Apoio