Patrocínio

Confira imagens do festival de encerramento do Curta Mossoró (31/07/2010)

Realização

fotosmostracurta2.jpg
fotosmostracurta2.jpg
fotosmostracurta7.jpg
fotosmostracurta7.jpg
fotosmostracurta.jpg
fotosmostracurta.jpg
DSC00800.jpg
DSC00800.jpg
fotosmostracurta3.jpg
fotosmostracurta3.jpg
DSC01622.jpg
DSC01622.jpg
DSC01858.jpg
DSC01858.jpg
fotosmostracurta6.jpg
fotosmostracurta6.jpg

Curta Mossoró chega ao fim com exibição do trabalho realizado pelos alunos o curso.

A noite deste sábado (31) vai ficar marcada na memória audiovisual de Mossoró. Isso porque acontece hoje o encerramento do Projeto Curta Mossoró 2010, com a realização do festival de vídeos produzidos pelos alunos do curso a partir das 19h30 na Estação das Artes Elizeu Ventania, Centro de Mossoró.

 

De acordo com a coordenadora de programação do projeto, Ana Lúcia Gomes, anteriormente a produção de audiovisual na cidade se restringia ao âmbito da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN), com alguns documentários já premiados. “Através do Curta Mossoró pretendemos estimular a produção audiovisual difundindo a criação em cinema e vídeo com os demais profissionais do segmento na cidade”.

 

O projeto “Curta Mossoró” foi idealizado pelo grupo Caminhos Comunicação & Cultura, composto por jornalistas e radialistas potiguares. O objetivo do projeto é capacitar jovens produtores e realizadores na área do audiovisual através de um curso de produção que irá abordar todas as etapas da elaboração de um vídeo: idéia, pré-produção, produção, gravação, edição/finalização e divulgação/distribuição. O curso teórico teve duração de 01(um) mês, com 15h semanais. Durante esta etapa do curso, os alunos conceberam idéias de projetos de curtas-metragens (documentários ou ficções) - todos focados nas tradições da cultura potiguar - e posteriormente aconteceram as gravações 30 dias, e mais um mês para edição desses curtas. Cerca de 30 pessoas participaram de todas as etapas do projeto que conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil em parceria com oBNDES através do Programa BNB de Cultura, edição 2010.O evento que tem entrada gratuita, contará com a participação do poeta Antônio Francisco e de um bate-papo com a jornalista e cineasta Maryland Brito.

 

SERVIÇO:O QUE? I Mostra de Vídeo Curta Mossoró

QUANDO? 31/07/201

0ONDE? Estação das Artes Elizeu Ventania, Centro de Mossoró

QUANTO? Entrada Gratuita

MAIS? Siga o nosso twitter e acompanhe o evento em tempo real

Entrando na reta final

Produção de vídeos já iniciou . Confira fotos!

Um curso inédito em Mossoró na área audiovisual está chegando ao seu fim com chave de ouro. Voltado aos interessados em cinema e vídeo, o projeto Curta Mossoró, que teve início com um curso preparatório, cujos princípios básicos da produção de curtas para cinema, vídeo e internet foram repassados por professores do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e que integram o grupo formado por jornalistas radialistas intitulado "Comunicação, Caminhos e Cultura", agora em sua última etapa, cinco projetos escolhidos a partir do curso inicial estão finalizando seus roteiros e filmagens para grande amostra que vai ocorrer no próximo dia 31.

 

Inicialmente, mais de 100 inscritos se candidataram para participar da experiência. Edileusa Martins, coordenadora do projeto, explica que uma seleção escolheu 30 candidatos que formaram cinco grupos, em que estes aplicaram os conceitos vistos na etapa didática e que envolveram planejamento, roteiro, edição, finalização, entre outros itens. "Estamos terminando as últimas gravações e o resultado está sendo bastante positivo", diz ela.

 

Os roteiros devem seguir um tempo máximo de até dez minutos. No cardápio de histórias estão assuntos dos mais diversos tipos. "A escolha do tema foi bem difícil. Após vermos diversas opções, resolvemos contar a história do programa de maior sucesso da Rádio Difusora de Mossoró, o Clube dos Cafonas", conta a gerente de Marketing do DE FATO, Larissa Gabriele, que ingressou no curso com a curiosidade de aprimorar o seu conhecimento em roteiros, mas logo se viu envolvida com a magia que os elementos audiovisuais proporcionam. Já, o fotografo Fred Veras, integrante de outro grupo, explica que procurou o curso para saber como um diretor de fotografia desenvolve seu trabalho, seja em projetos de vídeo ou mesmo de cinema. Para Fred, foi tudo uma grande surpresa. "Eu imaginava que o diretor de fotografia fixava apenas na fotografia, mas sua função envolve outra nuance, como luz, enquadramento e horários de produção, onde tudo é repassado ao diretor e ao cinegrafista", explica ele, que deverá juntamente com seu grupo apresentar trabalho sobre o histórico Circo de Babalu e toda a mística que envolve a construção do famoso palhaço mossoroense.

 

Além desses projetos, o Curta Mossoró terá ainda videodocumentá rios que trazem temas como a história e obra do poeta Antônio Francisco, intitulado de "O poeta e a bicicleta". Outro curta pretende resgatar os tempos áureos e a decadência do conhecido Alto do Louvor no Bom Jardim (zona norte), que no passado foi o recato mais boêmio de Mossoró, e também sobre a inusitada proibição do pastoril na década de 50 ocorrida na cidade. "O objetivo maior de todo esse trabalho é mostrar que é possível desenvolver a arte audiovisual aqui. Inclusive, contatos de trabalhos estão sendo desenvolvidos por integrantes do curta, e isso só ocorreu graças ao conteúdo e à experiência vivida", conta Edileusa. O projeto Curta Mossoró teve o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), conseguido através do projeto BNB de Cultura 2010, sendo o único projeto audiovisual na cidade contemplado. Além do BNB, os idealizadores tiveram o apoio da Prefeitura de Mossoró e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

FONTE: Revista de Domingo, Jornal de Fato, 04/04/2010

 

Organização divulga lista das inscrições aprovadas

 

Clique na imagem ao lado para ver listagem em pdf com as inscrições aprovadas para participar do programa Curta Mossoró 2010

O projeto “Curta Mossoró” foi idealizado pelo grupo Caminhos Comunicação e Cultura, composto por jornalistas e radialistas potiguares. O objetivo do projeto é capacitar jovens produtores e realizadores na área do audiovisual através de um curso de produção que irá abordar todas as etapas da elaboração de um vídeo: idéia, pré-produção, produção, gravação, edição/finalização e divulgação/distribuição. O curso teórico terá duração de 01(um) mês, com 15h semanais. Durante esta etapa do curso, os alunos irão conceber idéias de projetos de curtas-metragens (documentários ou ficções) - todos focados nas tradições da cultura potiguar - e posteriormente teremos um mês para gravação, e mais um mês para edição desses curtas.

 

Finalizando o “Curta Mossoró”, teremos uma Mostra de Vídeos com os curtas produzidos pelos alunos do curso e também outros trabalhos convidados. Serão destinadas 30 vagas para pessoas que já atuam na área, estudantes e interessados na temática. Todas as etapas do “Curta Mossoró” serão gratuitas. O projeto conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil em parceria com oBNDES através do Programa BNB de Cultura, edição 2010.

 

Acreditamos que o projeto “Curta Mossoró” irá contribuir de forma decisiva para o crescimento sócio-cultural, artístico e econômico da cidade de Mossoró, incentivando a produção de novos vídeos e formação de platéias voltada para este segmento. Quem sabe, aos poucos, poderemos preencher uma lacuna no campo das produções audiovisuais em nossa região.Inscrições para o curso de elaboração de vídeos do Projeto "Curta Mossoró"ENCERRADAS!

 

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas através do e-mail: curtamossoro@gmail.com Twitter ( @curtamossoro), Orkut e FacebookTelefones: (84) 8809-9084 - Edileusa Martins (84) 8824-2001 - Ana Lúcia

 

O que é Curta Mossoró?

CurtaMossoroPrimeiromoduloprimm+dulo3.jpg
CurtaMossoroPrimeiromoduloprimm+dulo3.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.Foto02.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.Foto02.jpg
CurtaMossoroAlunos.jpg
CurtaMossoroAlunos.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.Foto03.jpg
CurtaMossoroPrimeiromodulo.Foto03.jpg
DSC044531.jpg
DSC044531.jpg
DSC045991.jpg
DSC045991.jpg
DSC044371.jpg
DSC044371.jpg
DSC045931.jpg
DSC045931.jpg
DSC044121.jpg
DSC044121.jpg
DSC045821.jpg
DSC045821.jpg
DSC045521.jpg
DSC045521.jpg