

Encravada no coração sertanejo do Rio Grande do Norte, a cidade de Florânia guarda em seus recantos, crenças e mitos que se perpetuam de geração para geração. O município com pouco mais de oito mil habitantes, distante 245 kmda capital, é um lugar onde a tradição oral é muito expressiva e conquista espaço nas histórias populares contadas pelas famílias. Agora, partes dessas histórias serão reveladas para todo mundo através do documentário Com quantas ave-marias se faz uma santa?
Com quantas ave-marias se faz uma santa?

Penetrando nesse universo multifacetado uma equipe de jovens produtores encontrou relatos de moradores de Florânia sobre uma menina que se perdeu na mata aos arredores da cidade e virou santa, a “Santa Menina”. Entre os depoimentos figura a versão de que, em 1947, uma criança se perdeu numa serra próxima à cidade e foi encontrada morta, anos depois, com o seu corpo intacto. Nessa mesma serra, a menina foi enterrada e, posteriormente, o local passou a ser palco de milagres. Desde então, tal fenômeno tem atraído a atenção de fiéis locais, além de devotos de cidades e estados vizinhos. No local foi erguido um santuário onde ocorrem constantes romarias, hoje denominado Monte das Graças.
O documentário Com quantas ave-marias se faz uma santa? foi o único projeto potiguar na categoria audiovisual contemplado com o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2006. O vídeo tem a direção do jornalista Albery Lúcio, e realização da Caminhos - Comunicação & Cultura (CC&C). Com quantas ave-marias se faz uma santa? foi exibido pela primeira vez em 20 de novembro de 2007 no SeaWay Shopping em Natal e no dia 25 do mesmo mês foi lançado no município de Florânia/RN.
Fotos
Curta completo
Ficha Técnica
Argumento e Direção: Albery Lúcio
Produção: Ana Lúcia Gomes, George Diniz, Alexandre Santos e João Rodrigo
Direção de fotografia: Edileusa Martins
Roteiro e Edição de imagens: Edileusa Martins e George Diniz
Arte e Finaliação: Fernanda Gurgel
Sonorização: Alexandre Santos