(26/01/2013) As apresentações culturais do Festival Semeando Cultura no município de Venha-Ver foram marcadas pela alegria e valorização da cultura popular. O evento realizado nesta sexta-feira, 25, pelo Coletivo Caminhos Comunicação e Cultura foi o momento para os alunos apresentarem os trabalhos produzidos nas oficinas do Projeto Semeando Cultura 2013.
 
Durante o festival foi exibido o documentário Pouca Água e Muita Fé, sobre as dificuldades geradas pela seca no município. O curta foi produzido pelos alunos da oficina de Vídeo. Os alunos da oficina de Literatura de Cordel recitaram suas poesias com o poeta José Acaci e foi feita a distribuição de 200 folhetos de Cordel produzidos pela turma.
 
O público pode conferir a exposição fotográfica produzidas com as imagens registradas pelos alunos da oficina de Fotografia. Também subiram ao palco os alunos da oficina de Elaboração de Projetos Culturais. Eles apresentaram os projetos desenvolvidos na oficina, como por exemplo, a manutenção do grupo de teatro iniciado durante esta semana.
 
Os artistas da comunidade tiveram espaço aberto no palco do festival. As apresentações começaram com o grupo de Percussão do município, o grupo de Flauta e os violeiros Geraldo Elias e Elias Gomes que envolveram o público com seus versos de improviso.  O ponto alto do evento foi a encenação da peça teatral O Castigo da Soberba, de Ariano Suassuna, pelos alunos da oficina de Teatro.

 

Curta a página do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura e veja algumas fotos do Festival Semeando Cultura

O Projeto

O projeto Semeando Cultura consiste na realização de uma temporada de oficinas (rádio, vídeo, fotografia e literatura de cordel) , envolvendo diretamente cerca de 120 jovens e adultos em cidades do interior, fornecendo uma capacitação técnica e contribuindo para um resgate da cultura e uma busca pela identidade local. As técnicas de cada oficina enfocam a tradição cultural do município. No encerramento do projeto será realizado um festival de cultura com exposição de fotografias dos alunos, a distribuição de cordéis, apresentação de artistas locais, além da exibição de um vídeo-documentário produzido durante o projeto.

Venha-ver/RN

Documentário "Pouca água, muita fé"

Produzido pelos alunos da Oficina de Vídeo

Venha-ver!

Venha-Ver é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na região do Alto Oeste Potiguar, bem como na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel, além de estar localizada a oeste da capital do estado, distando desta 463 quilômetros. Ocupa uma área é de 71,622 km², dos quais apenas 0,3682 km² são de áreas urbanas. A população do município estimada no ano de 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 3 852 habitantes, o que classifica Venha-Ver como o 136° município mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o antepenúltimo de sua microrregião (superando apenas Major Sales e Água Nova).

 

Situado no extremo oeste potiguar, a sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município há a predominância da caatinga hiperxerófila e da floresta caducifólia. Em relação à frota de veículos, em 2010 foram contabilizados 351 unidades. Com uma taxa de urbanização de 31,18% (2010), o município contava, em 2009, com apenas um estabelecimento de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,544, considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o menor de todo o estado do Rio Grande do Norte.

 

O município de Venha-Ver foi emancipado de São Miguel na década de 1990. A versão de sua etimologia é contada de várias formas por antigos. A instalação oficial do município ocorreu em 1º de janeiro de 1997, data da posse do primeiro prefeito municipal, Expedito Salviano. Com uma população predominante católica, o município possui pontos turísticos conhecidos e visitados por turistas de diversos lugares, como o Marco das Três Fronteiras e o Santuário Frei Damião, além de ser sede do Venha-Ver Esporte Clube, tradicional clube esportivo do município.

 

A comunidade de Venha-Ver foi originada por duas famílias: uma de judeus e outra de holandeses.

 

Uma explicação para a origem do termo "Venha-Ver" é contada por mais antigos. Dentre elas, a mais falada e mais conhecida por patriarcas se refere a um namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de "Venha-Ver".

 

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços de cultura judaica (praticada inconscientemente pela população, que descende principalmente de cristãos novos), e é descrita como uma provável fusão da forma verbal "vem" (forma conjugada da terceira pessoa do singular do presente do indicativo da forma verbal vir, em língua portuguesa) com o termo hebraico “chaver” (que se pronuncia ráver), cujo significado é amigo, companheiro. Ao longo do tempo, Venha-Ver foi sobressaindo entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional.

 

Algum tempo depois, o povoado passaria a se chamar "Venha-Ver", experimentando um crescimento gradativo por causa da força de sua população. Em 12 de agosto de 1963, a lei estadual nº. 2903 cria o distrito de Padre Cosme (que corresponde hoje ao município de Venha-Ver), pertencente ao município de São Miguel. Finalmente, em 26 de junho de 1992, o distrito de Padre Cosme ganhou autonomia política, através da lei estadual nº 6.302, desmembrando-se do município de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Venha-Ver. Entretanto, a instalação oficial do município só ocorreu em 1997, com a posse do primeiro prefeito do município, Expedito Salviano, eleito para o cargo em 1996 e reeleito em 2000. Em 2004, foi eleita a primeira mulher prefeita do município, Maria do Socorro Pessoa Fernandes. Em 2008, o ex-prefeito Expedito Salviano foi novamente eleito e reconduzido ao cargo em 1º de janeiro de 2009, sendo prefeito até os dias atuais.

 

O município de Ielmo Marinho tem uma extensão de 305,8 km2, equivalente a 0,59% da superfície estadual e, conforme a divisão territorial do Brasil, pertence a mesorregião agreste Potiguar inserida na microregião agreste Potiguar (figura 1). Localiza-se em uma altitude média de 65 metros, situando-se em uma posição geográfica determinada pelo paralelo de 05º49’27” de latitude Sul e pelo meridiano 35º33’10” de longitude Oeste.

 

A distância em relação à capital, é de 48 km (rodoviário). Os limites geográficos do município são: ao Norte, com os municípios de Ceará Mirim e Taipú; ao Sul, com os municípios de São Pedro e Macaíba; ao Leste com os municípios de São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim; e a Oeste, com os municípios de São Pedro e Santa Maria. As principais comunidades do município são: Umari, Canto de Moça, Boa Vista, Nova Descoberta, Alegria, Pacavira, Pororocas, Laginha, Serrote Coberto, Fazenda Nova. As outras comunidades são: Chã do Moreno, Saúna, Jacaré, Lagoa dos Negros, Espinheiro, Oiticica, Telhas “A” e “B”, Vila Marina e Queimadas.

 

O acesso à sede do município é realizado pela RN 064 (asfaltada) que a interliga com a BR406 e a IEM 030 (estrada não pavimentada), que liga com a BR 304, dando acesso as principais cidades do estado /RN.

 

Venha-ver/RN
Venha-ver/RN

Festival semeia Cultura em Venha Ver/RN

01/02/2013 - Curta a página do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura e veja as fotos produzidas pelos alunos da Oficina de Fotografia

01/02/2013 - Leia o folheto com as poesias produzidas pelos alunos da Oficina de Cordel

Dayana Oliveira

Os alunos da Oficina de Rádio apresentaram neste sábado (26) o programa "Semeando Cultura" na rádio Venha-Ver FM (105,9Mhz). O programa começou às 11 horas e teve uma hora duração recheada de músicas e quadros de culinária, história, turismo, reportagem especial e entrevista. 


Ouça abaixo o programa completo.

O Delícias da Nossa Terra foi um dos quadros idealizado pelos alunos da Oficina de Rádio e apresentados no Programa, com o objetivo de divulgar comidas típicas da região do Venha-ver. Abaixo, você confere a receita do MANZÁPIO, produzido por Inácia Ramos, Lázaro Oliveira.

DELÍCIAS DA NOSSA TERRA - MANZÁPIO

 

INGREDIENTES:

 

UM LITRO DE MILHO RALADO OU PILADO

UM PACOTE DE MASSA DO REINO OU FARINHA DE TRIGO, COM FERMENTO.

UMA RAPADURA

TRÊS XICARAS DE GERGILIM

 

MODO DE FAZER:

 

JUNTE TODOS INGREDIENTES NUMA TIGELA E MISTURE BEM.

DEPOIS, COLOQUE UM FIO DE ÓLEO NO FUNDO DE UMA FRIGIDEIRA. 

EM SEGUIDA DESPEJE A MASSA PARA ASSAR NO FOGÃO A LENHA ATÉ FICAR DOURADO, MAIS OU MENOS DOIS MINUTOS CADA.

 

QUANTIDADE DE PORÇOES:

A RECEITA RENDE CINCO PORÇOES.

22/01/2013 - Foram iniciadas nesta segunda-feira, 21, as atividades do projeto Semeando Cultura 2013, no município de Venha-Ver, na região Oeste do estado. A abertura do evento foi realizada na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

 

Na solenidade de abertura os participantes assistiram a uma apresentação do cordelista José Acaci e foram apresentados à equipe do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura. Na ocasião a jornalista Érica Lima, coordenadora do projeto, destacou a importância das atividades. “O objetivo da iniciativa é contribuir para a capacitação técnica nas áreas que compõem o projeto, buscando o reconhecimento da comunidade sobre os aspectos culturais do município”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os participantes também puderam conferir uma palestra sobre os direitos culturais e cidadania na comunidade, ministrada pelo jornalista e produtor cultural Alexandre Santos, responsável pela oficina de Elaboração de Projetos Culturais.

 

A programação formada por seis oficinas culturais nas áreas de Teatro, Audiovisual, Fotografia, Comunicação, Literatura de Cordel e Projetos Culturais, segue até o próximo sábado, 26. Ao final das atividades será realizado o festival cultural Semeando Cultura, aberto a toda comunidade. O evento reunirá o material produzido nas oficinas e contará com apresentações de artistas locais.

 

Dayana Oliveira

Projeto Semeando Cultura 2013 inicia atividades em Venha-Ver RN

18/01/2013 - Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Semeando Cultura 2013, no município de Venha-Ver, na região Oeste do estado. As inscrições serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 18, na Secretaria Municipal de Educação. As oficinas são gratuitas e voltadas a toda a comunidade.

 

Na programação, seis oficinas culturais são oferecidas nas áreas de Teatro, Audiovisual, Fotografia, Comunicação, Literatura de Cordel e Projetos Culturais. As atividades serão realizadas no período de 21 a 26 de janeiro.

 

O Semeando Cultura 2013 tem o objetivo de promover capacitações na área da cultura e criar espaço para a valorização das manifestações culturais da comunidade onde é realizado. O projeto é realizado pelo Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura que desenvolve projetos culturais, principalmente, nas áreas do Audiovisual e Fotografia. O projeto conta com recursos do Programa de Cultura BNB/BNDS e também com apoio da Prefeitura Municipal de Venha-Ver.

 

A primeira edição do projeto foi realizada em 2011, no município de Ielmo Marinho. Em 2012, o projeto Semeando Cultura aumentou a colheita de frutos. A iniciativa foi premiada pelo Ministério da Cultura, sendo escolhida pelo Prêmio Agente Jovem de Cultura, que incentiva as políticas públicas dedicadas à juventude.

 

PROGRAMAÇÃO  

Nesta segunda edição, a programação de atividades foi ampliada com a inclusão das oficinas de teatro e elaboração de projetos culturais. Serão seis oficinas, com uma oferta de 150 vagas no total.

 

Na oficina de fotografia, os participantes serão capacitados para a arte da fotografia através de aulas teóricas e práticas. Na oficina de produção de vídeo, além de aprender as técnicas da produção audiovisual, os participantes vão produzir um vídeo durante a oficina com registros dos patrimônios culturais do município. A primeira oficina será realizada pela manhã e a segunda à tarde, e são oferecidas 20 vagas para cada uma.

 

A oficina de literatura de cordel é uma oportunidade para que os participantes conheçam a arte de produzir um folheto de cordel, e produzam também versos sobre os aspectos da cultura de Venha-Ver. Na oficina de projetos culturais, os agentes do município serão capacitados para a elaboração de seus próprios projetos fomentando a cultura e economia da região. Essas duas oficinas serão realizadas no período da tarde, e são oferecidas 30 vagas para cada oficina.

 

Na oficina de teatro, o objetivo é apresentar e despertar os alunos para as artes cênicas. Durante a oficina os participantes vão montar uma peça teatral com uma temática da cultura local. As aulas serão no horário da manhã, e são oferecidas 25 vagas ao todo.

 

E na oficina de produção de rádio, que será pela manhã, os participantes vão conhecer as técnicas e elementos da linguagem radiofônica, e vão produzir programas radiofônicos experimentais durante a semana de atividades. São oferecidas 25 vagas para a oficina.

 

Ao final das atividades será realizado um festival cultural, aberto a toda comunidade, que reunirá o material produzido nas oficinas. O evento programado para o dia 26, também contará com apresentações de artistas locais.

 

Mais informações sobre o projeto Semeando Cultura 2013 podem ser obtidas através dos seguintes contatos: Érica Lima (coordenadora do projeto) 8805-5468, ou Dayana Oliveira (assessora de imprensa) 8810-7111, ou ainda no site www.olharcultural.com

 

SERVIÇO

PROJETO SEMEANDO CULTURA 2013

LOCAL: VENHA-VER/RN

Período: de 21 a 26 de janeiro de 2013

Inscrições: de 14 a 18 de janeiro, na Secretaria Municipal de Educação.

 

Inscrições para o Semeando Cultura de Venha-Ver se encerram nesta sexta

Jeferson Rocha

Venha-Ver começa a se preparar para o Semeando 2013

31/12/2012 - O Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura visitou no último dia 27/12 o município de Venha-Ver no Oeste Potiguar com o objetivo de firmar parceria com a administração municipal e fechar os detalhes para realização do Projeto Semeando Cultura que acontecerá de 21 a 26 de janeiro de 2013.

O projeto foi bem aceito pelo município como destacou a secretária de educação, Euba Lima. “Projetos como esse ajudam no desenvolvimento e na formação dos cidadãos de nosso município que terão oportunidade de aprender e valorizar nossa cultura”, ressaltou.

 

A secretária também acompanhou a equipe Caminhos no município, apresentando os pontos turísticos da cidade e, em reunião, apresentou os espaços para realização das atividades do projeto. Ficou acertado que a abertura da semana e as oficinas do Semeando Cultura acontecerão na sede do PETI, num espaço que conta com salas de aula, mini-auditório e toda estrutura tecnológica para contribuir para realização do projeto.

Durante a visita também foi iniciada a divulgação do evento através da rádio Venha-Ver FM, onde a coordenadora do projeto, Érica Lima, concedeu entrevista ao locutor Lindomar Bessa, e já apresentou todas as informações do Semeando Cultura para os cidadãos de Venha-Ver e região. Para o locutor, “o projeto será muito importante porque vai ajudar na formação dos cidadãos e ainda contribui para a valorização dos artistas do município”.

 

O PROJETO

A semana de oficinas do Semeando Cultura acontecerá no município de Venha-Ver/RN no período de 21 a 26 de janeiro na sede do PETI. Serão oferecidas oficinas gratuitas de Cordel, Fotografia, Projetos Culturais, Rádio e Teatro. As inscrições acontecerão de 14 a 18 de janeiro de 2013 na secretaria de Educação de Venha-Ver.

 

Jeferson Rocha

18/12/2013 - Em 2012 a iniciativa, realizada em Ielmo Marinho, foi premiada pelo Ministério da Cultura. A segunda edição do projeto terá a programação ampliada.

 

O município de Venha-Ver, a 463 quilômetros de Natal, recebe no próximo mês de janeiro as atividades culturais do projeto Semeando Cultura 2013. Serão realizadas oficinas nas áreas de Teatro, Audiovisual, Fotografia, Comunicação, Literatura de Cordel e Projetos Culturais. As inscrições serão abertas na segunda semana de janeiro.

 

O Semeando Cultura 2013 tem o objetivo de promover capacitações na área da cultura e criar espaço para a valorização das manifestações culturais da comunidade onde é realizado. Contribuir para a democratização do acesso aos meios de produção cultural também faz parte da proposta do projeto.

 

As atividades são gratuitas e voltadas a toda a comunidade. O projeto está marcado para o período de 21 a 26 de janeiro. Serão oferecidas oficinas de fotografia, de literatura de cordel, oficina de teatro, oficina de rádio, oficina de produção de vídeo e oficina de elaboração de projetos culturais. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas específicas de cada área, além de participar de atividades práticas que objetivam ampliar o olhar da comunidade para a importância dos aspectos culturais do município. 

 

No encerramento das atividades, um festival cultural reunirá o material produzido nas oficinas em exposições. O evento também contará com apresentações de artistas locais e a participação dos alunos, que terão a oportunidade de aprender sobre a organização de eventos culturais.

 

O projeto Semeando Cultura é realizado pelo Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura, formado por produtores independentes, que desenvolve projetos culturais, com foco na capacitação principalmente nas áreas do Audiovisual e Fotografia. Coordenado pela radialista e produtora cultural Érica Lima, o projeto conta com recursos do Programa BNB de Cultura, do Banco do Nordeste.

 

É a segunda edição da iniciativa, que em 2011 foi realizada no município de Ielmo Marinho. O projeto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, sendo escolhido pelo Prêmio Agente Jovem de Cultura, que incentiva as políticas públicas dedicadas à juventude. O valor do prêmio será destinado a outro projeto cultural que levará atividades culturais para o município de Macaíba, na região metropolitana de Natal, com uma programação e data de realização ainda a serem definidas.

 

Mais informações sobre o Projeto Semeando Cultura 2013 podem ser obtidas através dos seguintes contatos: Érica Lima (coordenadora do projeto) 8805-5468, ou Dayana Oliveira (assessora de imprensa) 8810-7111, ou ainda no site www.olharcultural.com

 

Jeferson Rocha

Venha-Ver recebe segunda edição do Projeto Semeando Cultura 

Patrocínio

Realização

Apoio