Fotógrafo do Coletivo Caminhos realiza exposição "Reversa Rotina"


Está em cartaz na Galeria do Ses/RN a exposição fotográfica Reversa Retina: a arqueologia do imaginário fotográfico, do artista Alexandre Santos, membro do nosso coletivo CC&C. A visitação acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, até 10 de junho.

A série fotográfica tem como proposta fugir um pouco da fotografia convencional por meio de um processo que Alexandre chamou de “desfotografar a realidade”. São 22 fotos expostas que pretendem apontar caminhos para representar o que não percebemos diante de nossos olhos e das lentes fotográficas, abrindo ao público inúmeras possibilidades de interpretação.

A captura das imagens foi feita de forma inversa à fotografia tradicional. Com 11 anos de dedicação à arte, Alexandre escolheu para essa série captar imagens de maneira despretensiosa, obedecendo apenas a sinergia estabelecida entre determinado ambiente e o artista fotográfico. “Certo dia estava chovendo em Natal e decidi fotografar por meio do vidro do carro as luzes da cidade em combinação com os pingos de chuva e obtive imagens embaçadas, distorcidas, que serviam para esse trabalho”, exemplifica o artista.

De início, o trabalho pode causar estranheza no público, mas isso é utilizado como um ato de rebeldia contra o mundo atual. Segundo Alexandre, é uma contraposição à observação rápida das imagens, comum nos dias atuais. Com influências da Antropologia Reversa, do poeta Manoel de Barros e do sociólogo Zygmunt Bauman, a exposição pretende que o público se detenha nas imagens, analise e consiga “transver o mundo” por meio das suas interpretações.

Essa exposição é o primeiro fruto deste projeto, que ainda está em andamento. Depois de capturar as imagens, elas ficam paradas por cerca de dois meses e, por fim, é feita uma seleção de edição, na qual as fotografias recebem camadas de cores e efeitos e são sobrepostas umas às outras.

A Galeria do Sesc fica localizada na avenida Rio Branco, nº. 375, Cidade Alta, Natal.

Sobre o artista

Alexandre Santos é natural de Caraúbas-RN e formado em Comunicação Social pela UFRN. Especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação (SENAC) e mestre em Estudos da Mídia (UFRN), atualmente faz parte do Conselho Nacional de políticas Culturais – CNPC, onde ocupa uma cadeira no Conselho de Artes Visuais. Há 11 anos vem se dedicando à fotografia, sobretudo às novas formas de expressão por meio das imagens.

Confira matéria em vídeo produzida pela TV Universitária:


Últimas Notícias
Arquivo